domingo, 1 de agosto de 2010

Salvador, Bahia.



Estive em Salvador, em maio de 2010, participando de uma banca de concurso na UFBA. Na foto aparece a baía de todos os santos, com o por do sol sobre a ilha de itaparica. A cidade contrasta em tudo com Brasilia. É barulhenta, apertada, litorânea, caótica e, é claro, é cheia de cultura e identidade popular regional. No mais, o sotaque das pessoas é delicioso de ouvir (nordestino sim, mas mais cheio de gírias e mais relaxado e, sei lá, mais jocoso) e as coisas musicais que escutei dos alunos da UFBA foram simplesmente arrebatadoras. Devo dizer que a escolhida do concurso, uma cantora fabulosa chamada Ana Paula Albuquerque, me impressionou muito. Tudo indica que tanto ela quanto o quase-recém-fundado curso de música popular da UFBA vão voar alto. Torço muito por isso. Também não posso deixar de mencionar o nosso bom companheiro de Banca, o Professor Flávio de Queiroz, com quem tivemos excelentes horas de trabalho e muitos deliciosos minutos de relaxamento ao sabor de café no Pérola Negra. Viva a música, "véio"!!!



Mas para além da cidade mística e da música irrepresável daquele povo todo, essa viagem foi uma oportunidade especial para reencontrar minha antiga Mestra, a Profa. Regina Machado, da Unicamp (bons tempos) e conhecer uma pessoa do qual venho ouvindo falar ha muito tempo: O professor Ivan Vilela da USP. Entrar em contato com o Ivan, por si só, ja valeu a viagem. Sem dúvida alguma.








No mais, fica em mim a imagem de uma cidade viva, indomável, ambiciosa, bonita e desajeitada, decadente nas calçadas quebradas, renovadora no espírito, e totalmente indefinível a não ser pelo seu próprio nome - Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário